INCAPER

Pescadoras artesanais participam da 3ª Feira Estadual de Economia Solidária
13/12/2006

Fotos: Piera Aoki/Incaper
O Incaper organizou o estande para o grupo de 54 pescadoras na Feira.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com as prefeituras de Anchieta e Itapemirim, organizou um estande para participação de seis grupos de pescadoras artesanais na terceira edição da Feira Estadual de Economia Solidária, que acontece desta quinta-feira (14) até domingo (17), na Praia de Camburi, em Vitória.

Ao todo participam 54 pescadoras, vindas dos municípios de Itapemirim e Anchieta, que vão expor produtos confeccionados de forma artesanal nas comunidades.

De Itapemirim vieram representantes das comunidades de Joacima e do Guanandy, que produzem ‘biojóias’ com sementes da restinga, peças decorativas, a partir de conchas, bambu e madeira, e bolsas artesanais com o uso de bucha vegetal, palha de coco e fibra de bananeira como matéria-prima.

Já do município de Anchieta, as pescadoras artesãs vêm das comunidades de Inhaúma e Parati. Elas têm a produção de bolsas, customizadas ou bordadas, como principal produto.

As artesãs utilizam sementes e conchas na produção de ‘biojóias’.

Em 2006, técnicos do Incaper destas regiões intensificaram os trabalhos de incentivo e capacitação às pescadoras interessadas em desenvolver a produção de artesanato como fonte extra de renda nas atividades do dia-a-dia.

Este trabalho faz parte das ações que a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) mantém nas comunidades, a partir de parcerias com as prefeituras e de convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com dados estatísticos coletados pelo Incaper, há um incremento de aproximadamente R$ 350,00 na renda da família a partir do desenvolvimento de atividades não-agrícolas na propriedade.

A 3ª Feira Estadual de Economia Solidária nesta sexta-feira (15), o espaço estará aberto ao público das 14 às 22 horas. Já sábado (16) e domingo (17), a visitação ocorre entre 9  e 22 horas.

Fotos: Piera Aoki/Incaper

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Léo Júnior
Tels.: (27) 3137-9868 / 9866 / 9888 – 9942-9616

Rua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira - Vitória - Espírito Santo - CEP.: 29052-010 - Tel: 27 3137-9888