11/04/2024 16h12 - Atualizado em 12/04/2024 15h15

Experimentos em Unidade de Pesquisa Agroflorestal do Incaper dão origem a livro ‘Café Sombreado: uma abordagem multidisciplinar’

Diversos projetos e trabalhos de pesquisa realizados sobre a produção de Café Conilon cultivado em Sistemas Agroflorestais (SAFs), resultaram na nova publicação: ‘Café Sombreado: uma abordagem multidisciplinar’.

As ações ocorreram na Unidade de Sistema Agroflorestal localizada na Fazenda Experimental de Bananal do Norte (FEBN), em Pacotuba, distrito de Cachoeiro de Itapemirim.

Os projetos foram desenvolvidos por pesquisadores e extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)  e de outras instituições parceiras como Ufes, Ifes, UVV e Escola Família Agrícola (EFA).

O livro apresenta um primeiro capítulo com o histórico de cafezais no Espírito Santo, o surgimento dos SAFs, e nos demais resultados das pesquisas realizadas. Reúne, entre outros pontos, análise econômica de cafés conilon cultivados em SAFs, avaliação de sustentabilidade, estudos de decomposição da matéria orgânica, qualidade do café, entre outras abordagens.

Desde 2013, o Incaper conduz a Unidade de Pesquisa Agroflorestal com foco no cafeeiro conilon. Segundo os autores, a ideia inicial foi a instalação de uma Unidade de Observação, porém, foi transformada em unidade experimental em 2014 e, desde então, a Unidade de Pesquisa Agroflorestal tem oportunizado a capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação, com resultados diretos para a sociedade.

Segundo um dos autores, o pesquisador João Araújo, os conhecimentos apresentados podem ajudar agricultores e técnicos na tomada de decisão, tanto para o desenho, quanto para o manejo de SAFs. Isso porque, os SAFs consorciam duas ou mais culturas em uma mesma área, apresentando uma diversas possibilidades de desenhos e os indicadores gerados podem contribuir para o planejamento.

“Em 2013 foi implantada a unidade de SAF em Pacotuba (FEBN). Muitos experimentos foram conduzidos. A ideia básica do livro foi juntar os resultados dispersos em diversos congressos e revistas, e juntá-los no livro”, conta o pesquisador.

Café sombreado

O cultivo de café em conjunto a árvores, sejam florestais ou frutíferas, é conhecido como café sombreado.

Lançamento

Na última sexta-feira (5), pesquisadores responsáveis pelo livro, fizeram o lançamento oficial durante a ExpoSul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim. Técnicos de diversas entidades ligadas à agricultura e produtores rurais puderam assistir uma apresentação sobre o conteúdo.

O livro pode ser acessado gratuitamente aqui, na página da Biblioteca Rui Tendinha.

Texto: Daniel Borges

Informações à Imprensa: