23/11/2016 15h45 - Atualizado em 23/11/2016 15h47

Pesquisadores do Incaper participam de Manual de Fitopatologia

Pesquisador José Aires Ventura, um dos autores do livro.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) figura, mais uma vez, em uma importante publicação nacional na área de Fitopatologia. Trata-se da 5ª edição do Manual de Fitopatologia, publicado pela Universidade de São Paulo/ESALQ, por meio da Editora Ceres. Os pesquisadores do Instituto participaram de capítulos referentes a doenças do abacaxi, do morango e do mamão.

A publicação traz atualizações referentes às doenças que atingem as culturas mais importantes do país, sejam elas doenças viróticas, bacterianas e fúngicas. O manual apresenta, também, sintomas das doenças, seus agentes causais, condições de ocorrência e estratégias de controle para cada plantação, sejam elas culturais, genéticas, biológicas ou com o uso de produtos químicos. Participaram da obra os pesquisadores do Incaper José Aires Ventura e Hélcio Costa.

Segundo José Aires, é uma honra para a Instituição poder participar dessa obra. “A participação de profissionais do Incaper no Manual demonstra o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na área de Fitopatologia pelo Instituto nos últimos 30 anos. Os capítulos apresentam os conhecimentos científicos na área e, ao mesmo tempo, a sua utilização prática pelos produtores rurais. Seu conteúdo ultrapassa as fronteiras do Brasil e estende-se a outros países que cultivam essas plantas”, falou Aires.

Hélcio Costa destaca a importância da participação do Incaper nesse material de divulgação. “O Manual de Fitopatologia é adotado na maioria das universidades, em cursos de graduação e pós-graduação. O Incaper, mais uma vez, se faz presente com seus profissionais na maior obra de Fitopatologia do Brasil, mostrando a qualidade técnica do seu quadro funcional. A escolha dos autores dos capítulos pelos editores foi feita com muito zelo, procurando os melhores profissionais do país para participar dessa obra”, explicou Hélcio.

Manual de Fitopatologia

O Manual de Fitopatologia é uma obra utilizada em faculdades da área de Ciências Agrárias em diversos países da América Latina e América Central, bem como na África e Europa. Em 1968, foi lançada a primeira edição dessa publicação, como um marco da Fitopatologia brasileira. Com o surgimento de novos patógenos no campo, a busca por informações tornou-se cada vez mais recorrente, fator que motivou o lançamento de novas edições. Assim, a partir da 2ª edição, o livro passou a ser dividido em dois volumes, sendo o primeiro direcionado aos princípios teóricos e conceitos da fitopatologia e, o segundo, destinado às doenças de plantas cultivadas, do qual os pesquisadores do Incaper participam.

A 5ª edição do Manual foi produzida por professores do Departamento de Fitopatologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e conta com, aproximadamente, 150 autores que comentam, em cada capítulo, sobre uma cultura diferente. A publicação oferece um CD, no qual estão disponíveis mil imagens coloridas representando diferentes patologias.

O Manual pode ser encontrado no site: http://www.editoraceres.com.br/detalheLivro.php?id=28

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Twitter: @incaper