16/04/2024 11h00

Produtores rurais e técnicos participam de palestra e minicurso sobre cultura da acerola em Cachoeiro de Itapemirim

Foto: Incaper
Dados coletados no experimento do Incaper também serão utilizados em tese de mestrado na Ufes.

Cerca de 60 pessoas participaram de uma imersão na cultura da acerola, com palestra e minicurso realizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Cachoeiro de Itapemirim. O grupo é formado por agricultores e técnicos da área agrícola, universitários, estudantes de iniciação científica, mestrandos, bolsistas e representantes de cooperativas e municípios da região sul do Estado.

A programação contou com a palestra “Implantação do pomar e manejo de podas da aceroleira”, com o pesquisador do Incaper Marlon Dutra Degli Esposti. Convidado da Embrapa, o pesquisador Flávio de França Souza apresentou o tema “Importância, caracterização e manejo de cultivares de aceroleira”. As palestras ocorreram no dia 05 de abril, na programação do Instituto na Exposul Rural.

Na sequência, o público foi à Fazenda Experimental Bananal do Norte (FEBN), localizada no distrito de Pacotuba, para vivenciar o minicurso. “Eles puderam conhecer os clones da Embrapa que foram implantados na fazenda do Instituto, o Banco Ativo de Germoplasma (BAG), além de instruções de manejo e poda de formação da aceroleira”, conta Esposti.

Acerola em pesquisa

O curso é uma das metas e faz parte do projeto do estudo do pesquisador Marlon Dutra, intitulado “Efeito da adubação orgânica e mineral na produção e qualidade dos frutos da aceroleira na Região Sul do estado do Espírito Santo”. A pesquisa visa a avaliar características agronômicas superiores dos clones implantados no BAG, como resistência a pragas e doenças, produtividade, açúcares solúveis totais (SST) e concentração de vitamina "C", e posterior indicação dos melhores materiais aos produtores rurais daquela região.

A publicação “Polo de Acerola da Região Sul do Espírito Santo” está disponível na Biblioteca Rui Tendinha. Acesse gratuitamente aqui.

Texto: Daniel Borges

Informações à Imprensa: